06 dicas de como o Esporte pode ensinar algo a Educação

21 de fevereiro de 2017

Dica 01 – Gestão do Clube

Vai parecer clichê, mas para evoluir profissionalmente é preciso gestão. Usando o exemplo do futebol, é visível que as principais equipes brasileiras estão cada vez mais contratando profissionais para acertarem nas decisões. Temos uma falsa sensação de isto acontece, pois existe muito dinheiro envolvido, mas a grande verdade é que falta dinheiro para fechar as contas anuais.

A situação financeira é um ponto fundamental para adquirir os melhores atletas , construir a melhor estrutura de treinamento, trabalhar a logística com eficiência e motivar para que o objetivo seja sempre ser campeão. Mas isto significa que escolas precisam contratar diversos profissionais? A resposta é NÃO. A escola precisa aprender que nem sempre o mantenedor ou gestor vai ter todas as soluções na sua cabeça, portanto é preciso buscar ajuda em formato de profissionais, empresas ou consultorias que possam ajudar a melhorar o resultado, isto tem que ser avaliado como um investimento e não como uma despesa.

Os Estados Unidos sempre montam equipes ou atletas de ponta, mas reparem que o sistema deles prepara um jogador desde criança, ele evolui a pessoa com o tempo, para no momento em a maturidade é atingida, os resultados aparecem naturalmente. Isto envolve planejamento de curto, médio e longo prazo.

Escolas precisam ter esta mentalidade de tempo, não existe resultado milagroso de alguns meses, ou que consiga alcançar o máximo de desempenho em um ano. É necessário avaliar que tudo deve ser uma sequência, com metas tangíveis e bem desenhadas avaliando resultados por mês, por semestre, a cada ano, em 03 ou até mesmo 05 anos. Se um atleta começar a treinar com 10 anos de idade, quando será o Ápice de resultados dele? 10 ou 15 anos depois, correto?

Se percebemos os detalhes anteriores, começamos a desenhar melhor nossos investimentos, e podemos dissolver no tempo gastos necessários para mudar a educação. Serão sempre mais fácil entender onde queremos chegar, e desenhar modelos em 03 anos, do que investir tudo em um espaço pequeno de tempo, forçando a escola a entender e utilizar aquisições que mudam agressivamente a sua rotina.

Gestão de sucesso, não é apenas ter o equipamento certo, mas entender o melhor momento de comprar, se preparar financeiramente par isto e principalmente, utilizar com eficiência quando acontecer. O esporte trabalha com ciclos e metas, nem sempre uma equipe é campeão no primeiro ano de existência, mas com trabalho profissional é e planejamento com o tempo os grandes resultados aparecem.

 

Veja a dica 2

About

Leave a Comment

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.

You must be logged in to post a comment.