06 dicas de como o Esporte pode ensinar algo a Educação

21 de fevereiro de 2017

Dica 02 – Preparação da Equipe

Como montar o time perfeito? A grande maioria das pessoas vai dizer: pagando salários altos. Na nossa opinião isto é um mito. Se isto fosse a única verdade, todas as competições esportivas seria definidas por riqueza e não desempenho, quantos atletas que não eram conhecidos ganharam competições surpreendendo a todos..

Porem no esporte existe uma evolução constante, não basta apenas trazer um jogador, é necessário treinamento. Existe planejamento para preparação física, técnica e um ciclo de competições para alcançar o ponto mais alto de rendimento no momento certo. Isto envolve muito estudo, trabalho profissional e planejamento, ou seja, não existe, tudo precisa ser calculado com o máximo de excelência.

Um atleta pode iniciar dentro de um clube ou modalidade com um rendimento abaixo do esperado, mas em alguns anos atingir uma medalha olímpica ou titulo mundial. Isto significa que o investimento foi feito em alguém com potencial, que nem sempre vai custar um alto salário. Resumindo uma equipe tem que ser desenvolvida com atletas sêniors, plenos e Juniors, o equilíbrio ajusta os detalhes. Vamos tentar mostrar o porque é difícil trabalhar neste formato com a educação.

O detalhe mais complicado é que muitos professores não frequentam a escola todos os dias, e montar uma equipe motivada e focada com um recurso que aparece duas vezes por semana é complicado. Então o melhor cenário seria ter uma equipe fixa e dedicada diariamente, mas sabemos que isto na educação é quase impossível, a maioria dos professores dão aulas em mais de uma instituição de ensino.

Para isto é necessário que o coordenador desenhe e entenda o tempo de dedicação que sua equipe tem, para montar um planejamento pedagógico adequado e coerente com as realidades existentes. Um exemplo simples, se buscamos trabalhos interdisciplinares, precisamos focar nas disciplinas e recursos mais presentes na escola, e podemos utilizar os professor com menor frequência para trabalhar detalhes do projeto, dando a oportunidade de destaque para todos, porem deixando claro a importância e reconhecimento.

O ultimo ponto é a evolução da equipe, como treinar seu time. Primeiro lugar entenda que o tempo de dedicação envolve o planejamento, não adianta dedicarmos tempo e preparação de forma igual. O professor mais presente precisa ter um investimento maior do que o de menor presença. O grande erro que encontramos são sábados ou fins de semana com obrigatoriedade para que toda equipe faça um workshop, é possível acreditar que com algumas horas é iremos mudar a mentalidade de uma equipe inteira?

Evoluir uma equipe é entender o atleta, avaliar seu potencial, descobrir como podemos desenvolve-lo e qual o melhor momento para ele. Este é um trabalho de avaliação, entendimento das metas individuais do professor, conhecimento profundo no seu mas todo de aula e alinhamento constante com os objetivos trançados pela gestão. A fundação do coordenador não pode ser apenas de liderar uma equipe pedagógica, mas a de mapear seus recursos para busca de novos resultados.

 

Veja a dica 1                                                           Veja a dica 3

About

Leave a Comment

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.

You must be logged in to post a comment.