06 dicas de como o Esporte pode ensinar algo a Educação

21 de fevereiro de 2017

Dica 04 – Tecnologia no Esporte

Este ponto parece ser algo simples, tecnologia é necessária para atingir melhores resultados. Todos os esportes evoluíram muito neste ponto, podemos começar citando os uniformes, bolas, materiais e acessórios esportivos e terminar falando da preparação, analise de dados, monitoramento e exames frequentes. Chegamos a um ponto onde a Formula 01 pode produzir um carro sem piloto, que corrige tudo sozinho, portanto precisa controlar a tecnologia para dar a oportunidade do ser humano participar.

As escolas já perceberam que tecnologia é importante, mas ainda não entenderam com perfeição em como utilizar com eficiência. Quando resolvemos implementar Ipads dentro da educação, não podemos pensar que ele vai servir apenas para armazenar livros digitais que na maioria das vezes parecem arquivos PDFs de computador. E quando isto acontece frustra o investimento realizado pela gestão.

O esporte tem uma visão mais correta sobre o uso de tecnologia, o trabalho consiste em identificar e estudar como implementar, ou seja, antes de comprar precisamos planejar a utilização. Na educação, quase sempre, primeiro se compra, com decisão independente, sem ajustar a utilização. Resultado, os professores não sabem como utilizar, ou  vezes não concordam, e os gestores frustrados, obrigam ou foram utilização pressionando a coordenação. Sem contar que em muitos casos não funciona como o esperado, gerando um ruído negativo e reclamações com o equipamento.

Primeiro ponto de entendimento: tecnologia precisa de tecnologia. Se você compra um equipamento como o Ipad, para ele ter eficiência é preciso de wi-fi, projetos que possam utilizar câmeras e aplicativos, tudo é um ecossistema. Para isto é necessário planejamentos paralelos. Sobre o wi-fi é necessário identificar a potência do sinal atual e estudar quantos aparelhos poderiam se conectar com a rede sem derrubar a mesma, isto pode facilitar na quantidade de equipamentos da aquisição.

Professores precisam ser consultados e preparados antes da chegada do equipamento. O que eles já sabem sobre o uso do Ipad, provavelmente muitos tem para uso pessoal. Como preparar uma aula utilizando o Ipad, a conexão de rede, avaliando o que muda e duração das ações. Quais aplicativos poderiam ser utilizados para inovar no método de ensino. Se começarmos a trabalhar antes, todo o processo vai facilitar na implementação com eficiência. E não vamos ficar preocupados em atingir a equipe completa, em alguns momentos é mais importante atingir 20% com eficiência de resultado, do que 100% sem resultado algum.

Se conectarmos as áreas envolvidas, é possível organizar o planejamento, identificando com mais precisão o que é preciso melhorar ou comprar, facilitando para diluir no tempo os investimentos, favorecendo o financeiro da instituição. Portanto fica claro que tecnologia, tem que ser algo colocado dentro do orçamento, como ponto importante, então seus resultados precisam ter o mesmo nível de importância.

 

Veja a dica 03      Veja a dica 05

 

 

About

Leave a Comment

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.

You must be logged in to post a comment.