DICA 01 – ANTES DE COMPRAR OU SAIR FAZENDO, EU PRECISO ME CONHECER

13 de julho de 2016

Um dos maiores erros das escolas é primeiro comprar e depois resolver o que fazer com aquilo. Atendemos escolas que gastaram muito dinheiro com aquisições que não estão sendo utilizadas dentro do ambiente pedagógico, e em muitos momentos são até criticadas.

Este é caso mais comum de compra por impulso, o gestor ou mantenedor, observando o movimento do mercado, adquire produtos tecnológicos, com o objetivo de inovar a educação. Parece que tudo vai ser simples, negociou, pagou e agora a ordem é todos utilizarem, mas não é assim que funciona. Coordenadores não sabem como trabalhar com a tecnologia dentro do plano pedagógico, o professor reluta em utilizar pois os incentivos não são organizados (nem o aumento de trabalho) e o aluno não participa ativamente do processo.

Em resumo, muito gasto e pouca efetividade nos resultados. E o que devo fazer? A resposta é simples, educação é um “organismo vivo” composta de alunos, professores e pessoas, ou seja, para inovar é preciso motivar antes de exigir. Montar planejamento de comunicação com foco nos planos de investimento da instituição, mas direcionando mensagens conforme o público, abrindo a mente para feedbacks construtivos, avaliando resistências e analisando recursos que possam influenciar positivamente.

Não vamos confundir processo de decisão com comunicação, quem define ainda serão as mesmas pessoas, mas organizar a chegada das novidades de uma maneira saudável para empresa e compartilhada com todos os recursos, diminui a rejeição e aumenta o poder de uso.

O Conselho da Consultoria Nova Educa é de sempre brincar e envolver coordenadores, professores, alunos e corpo administrativo da escola, hoje com a mídia social e mecanismos online de comunicação, isto se tornou algo mais simples e fácil. Evite decidir o futuro da sua escola dentro de uma sala com poucas pessoas, quanto mais envolvermos a participação, maior é a chance do sucesso.

 

 

VEJA A DICA 02

About

Leave a Comment

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.

You must be logged in to post a comment.