DICA 03 – OS ALUNOS PRECISAM PARTICIPAR DA INOVAÇÃO

13 de julho de 2016

Nossos alunos são parte do processo, portanto eles não podem ser esquecidos. Vamos aos exemplos de mercado, o Google quando quer inovar oferece “versão beta” para um grupo de usuários testarem e darem opinião. Empresas de games lançam versões de teste para jogadores acharem “bugs” no sistema. E a educação simplesmente ignora o “cliente /aluno”, por que fazemos isto?

Vamos esquecer o porquê, e focar nas mudanças necessárias de mentalidade. Primeiro ponto, o aluno precisa estar mais presente no processo educacional, mas como influenciador, evangelizador e opinando no formato, mas jamais como poder de decisão. Não vamos confundir responsabilidades, apenas trazer para perto e, principalmente, perder o medo de aprender com o aluno, ou deixar ele trazer conteúdo para sua aula.

Pelo histórico que observamos do mercado, escolas evoluem e inovam mais rápido quando estão trabalhando em conjunto com os alunos. Quando existe implementação de tecnologia, a participação deles se torna mais importante para avaliar satisfação e resultado de aprendizagem, portanto precisamos pensar em como envolve-los.

A Consultoria Nova Educa gosta de trabalhar com comitês de alunos para debater as implementações da escola, compartilhar as dificuldades estruturais (wi-fi, internet, etc) e ouvir prováveis soluções sugeridas. Mas isto não pode ser um encontro solto, é necessário organizar pautas, estabelecer metas e definir os indicadores ou resultados esperados deste esforço. Juntar um monte de aluno em uma sala para ficar conversando não é a solução, precisamos ser profissionais na busca de informação.

 

 

 

VEJA A DICA02                                    VEJA A DICA 04

About

Leave a Comment

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.

You must be logged in to post a comment.