DICA 04 – COMO INVESTIR NESTA ÉPOCA DE CRISE

13 de julho de 2016

A Escola sempre investiu a maior parte de seu capital em metodologia ou sistema de ensino, e isto funcionou por muitos anos. Mas estamos em uma fase de transição, a tecnologia cada vez mais se torna um gasto necessário e alto dentro do orçamento financeiro. É preciso um planejamento maior focando em metas de curto, médio e longo prazo. E vamos perceber que a tecnologia veio para ficar nas nossas vidas e ela vai entrar na educação.

A pergunta é:

Você vai inovar a sua escola ou vai ser um seguidor qualquer de alguém que está inovando?

Qualquer leigo em finanças sabe que não podemos gastar mais do que possuímos, ou vamos ficar endividados.

Então não saia comprando tudo, é preciso entender as prioridades, avaliar os impactos das aquisições no pedagógico e garantir que as coisas funcionem, mas coloque na cabeça que é muito importante investir em tecnologia.

Acreditamos que entre 05 e 10 anos, tecnologia não vai ser mais um diferencial, será simplesmente parte do sistema de ensino da sua escola, então você pode gastar muito dinheiro daqui um tempo, ou planejar como diluir os investimentos por todo este tempo e não apertar seu caixa.

E o que devo comprar primeiro? Este item é bem complicado de responder, pois na realidade você precisa mudar sua cabeça na forma de enxergar o futuro da educação, para depois saber o que você tem que comprar nos próximos 05 anos. Este é um debate que envolve estratégico, pedagógico e TI, cada um na sua expertise buscando soluções em conjunto.

Quando trabalhamos na consultoria, gostamos de estabelecer metas para todas as áreas, algumas que devem ser entregues de imediato, outras que acontecerão de 01 a 03 anos, e outras que terão 04 anos para acontecer.

Um exemplo: minha escola não tem wi-fi, e colocar no campus todo é uma fortuna, mas ele vai ser necessário.

A curto prazo podemos implementar em pontos onde trabalharemos com algumas turmas dentro do pedagógico,
assim ele se torna útil e pode trazer lições de implantação. A médio prazo vamos mapear todos os pontos que precisam de wi-fi para muitas pessoas, sempre focando no pedagógico, investir em roteadores de qualidade e sinal de internet. A longo prazo estabelecer sinal no campus inteiro, mas colocar onde deve ter mais e menos potência.

Desta maneira os investimentos são menores, o pedagógico utiliza e introduz no planejamento e a TI tem projetos mais fáceis de entregar e organizar.

 

 

VEJA A DICA 03                        VEJA A DICA 05

About

Leave a Comment

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.

You must be logged in to post a comment.