DICA 05 – PEDAGÓGICO E TI PRECISAM CONVERSAR

13 de julho de 2016

Nossa frase com toda honestidade é: “a humildade de todos cria a inovação”.

Obviamente que de educação é o pedagógico que entende, mas de tecnologia é a TI que sabe trabalhar, para inovar uma área precisa ajudar a outra e não “mandar” na outra. Muitas escolas misturam funções, tem coordenador de curso definindo como implantar a tecnologia e equipe de TI escolhendo o que deve ser usado na sala de aula.

As duas alternativas estão erradas, o segredo é trabalhar em conjunto, avaliando mais possibilidades de uso e evitando riscos de falha.

O primeiro passo é literalmente um entender as necessidades e dificuldades de cada área, não precisa ter expertise, basta perceber os processos, tempos de entrega, implantações e formato das equipes.

Depois é importante respeitar a expertise de cada um, em resumo, a TI não pode ficar reclamando que o trabalho é muito difícil e complexo, enquanto o pedagógico não pode ficar criticando que as coisas não acontecem do jeito que eles querem.

Para inovar a educação precisamos planejar em conjunto.

O maior erro que visualizamos é quando encontramos uma escola implementando um software ou aplicativo em alguma sala de aula porque a TI decidiu que iria economizar algo, sem alinhamento com o pedagógico, o professor fica perdido em sala de aula, e treinamento de um dia não resolve. FAIL! Ou escolas que definem compra de tecnologia via coordenação pedagógica e quando o equipamento chega quem faz as instalações?

Os professores? FAIL AGAIN.

As escolas que mais funcionam tendem a ter uma área de TI mais estruturada, com uma equipe pequena, mas organizada. Durante as reuniões de planejamento pedagógico, esta equipe é presente para colaborar com os processos decisórios.

Existe uma troca verdadeira de expectativas, metas e dificuldades, transformando todos em um grupo de defensores e cúmplices de sucesso. No final a escola acaba formando um planejamento único envolvendo as duas áreas e com objetivos praticamente iguais.

 

 

 

VEJA A DICA 04                        VEJA A DICA 06

About

Leave a Comment

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.

You must be logged in to post a comment.