DICA 08 – VOCÊ PRECISA SABER VENDER A INOVAÇÃO EDUCACIONAL

13 de julho de 2016

Precisamos entender que uma escola precisa pagar contas, salários e estrutura, portanto ela precisa criar um processo de venda. Normalmente encontramos no mercado escolas que adoram se vender dizendo que tem salas de aula com projetores, laboratórios de informática e quadras esportivas, será que um pai busca apenas isto?

Em outros momentos encontramos escolas que falam muito tecnicamente de pedagogia e a pergunta vira, será que os pais realmente entendem disto? Nós acreditamos que escolas devem vender projetos, mas elas precisam saber como fazer isto sem comprometer o restante.

 

Quando entramos para organizar os processos de uma escola, percebemos que quem realmente vende a escola, apresenta, faz um tour, entrega um material é uma pessoa que nunca participou ou acompanhou qualquer projeto pedagógico. Algumas escolas repassam para o coordenador apresentar mas não o preparam para falar estrategicamente da instituição. O mercado é competitivo, pais querem qualidade, mas preço é um fator de decisão, portanto alinhar os recursos é fundamental para o sucesso.

Um processo de venda na educação tem que enxergar dentro da sala de aula, precisamos falar mais de evolução dos alunos, mas de maneira prática e não através de conceitos. Vamos mostrar a tecnologia da escola funcionando, e não apenas hardwares e softwares.

 

É preciso desenvolver interações com o consumidor que demonstrem o lado criativo e inovador. E faça os pais perceberem a transparência e vontade de fazer algo novo na educação, mas tudo baseado em conteúdo, pedagogia, novos conceitos e uso eficiente de tecnologia.

Os argumentos de venda das escolas hoje é a “marca ou tradição”, estrutura e método de ensino, se você é inovador e quer mudar a educação precisa transformar isto também, ou melhor, incluir práticas e desenvolver na família a vontade de interagir e participar deste momento. Os métodos atuais ainda funcionam, mas será que eles serão eternos ou em algum momento tudo vai precisar ser reinventado.

 

VEJA A DICA 07

About

Leave a Comment

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.

You must be logged in to post a comment.