06 dicas de como o Esporte pode ensinar algo a Educação

21 de fevereiro de 2017

Já esta evidente para o mercado que a educação precisa inovar, os alunos de hoje já não conseguem manter a concentração e desenvolvimento com os mas todos aplicados. A profissão de pedagogo não é disputada ou considerada uma das principais dentro do cenário universitário. Tecnologia é vista como uma necessidade, mas também um problema para implementação. E a grande pergunta é: como podemos mudar?

Não existe uma fórmula ou é todo mágico, quem percebe a necessidade esta trabalhando para desenvolver algo novo. As escolas que já trabalham com conceitos criativos encontram dificuldades e ainda buscam os resultados que demonstrem o sucesso no ensino.

Existe um tema no mercado, benchmarking (https://pt.wikipedia.org/wiki/Benchmarking) que deveria ser melhor utilizado pela educação. Quando ainda não sabemos o que fazer, o importante é estudar o que outras empresas ou mercados, podem ensinar com suas evoluções. A educação também pode aprender.

Escolhemos falar de esporte, pois este mundo evolui constantemente buscando melhores resultados. Os recordes de tempo caem constantemente, as equipes precisam evoluir anualmente ou por ciclo para se manter em condições de disputa e o treinamento esta cada vez mais técnico e estudados na busca do melhor desempenho.

Envolve muito dinheiro, o que significa que também é um negócio, ou seja, tem lucro, grandes empresas envolvidas, interesses governamentais e precisa de gestão profissional para atingir metas. Você já tentou avaliar quantos técnicos, jogadores ou gestores esportivos já lançaram livros contando suas histórias? Você conhece algum professor que lançou um livro com um projeto de sucesso na escola?

Mas o principal motivo é a magia que envolve o ser humano. Quantas pessoas no mundo se emocionaram com as olimpíadas, ou assistem partidas de futebol, torcem por lutadores, choram com a derrota de um atleta que nem conhecem pessoalmente. Será que nossos alunos saem tão emocionados com o nosso sistema de ensino?

Avaliando algumas ações tentaremos mostrar como o esporte pode trazer dicas para que uma escola mude os seu processo de ensino, melhorando o desempenho do aluno, ajudando o professor a treinar seu time e motivando a comunidade escolar a torcer por títulos, quem sabe mundiais.

 

Veja a dica 1

About

Leave a Comment

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.

You must be logged in to post a comment.