Os Impactos das Gerações na Educação

28 de fevereiro de 2017

GERAÇÃO 01: BABY BOOMERS

Os nascidos nessa geração viveram os país em guerras, uma sociedade que buscava equilíbrio entre uma nova forma de viver, e o surgimento ou desenvolvimento do mercado. Esta geração é impactada fortemente pela preocupação com a famí­lia, onde sentar todos na mesa para refeição, conversar e acompanhar um a vida do outro são itens diários importantes.

Sobre o mercado de trabalho e negócios acontece o surgimento das grandes empresas, ou seja, nasce o termo organizações empresariais. Para entender melhor, depois da guerra a economia começa a desenvolver, e para existir um crescimento é importante ter um processo organizacional bem definido, então as empresas passam por uma preocupação com a criação de hierarquias, ordem de comando e poder de decisão, trabalhando em formato de pirâmide, onde os processos definem líderes que comandam grupos de pessoas.

A educação também sofreu suas transformações, induzidas pelos acontecimentos e tendências desta gerações, e basta olhar fatos para perceber o que aconteceu.

Primeiro o crescimento do número de escolas, e uma importância para a necessidade da educação. O mercado precisava de funcionários, equipes que chegassem com conhecimento e prontas para uma atividade, era preciso construir um espaço onde existisse um treinamento de recursos em larga escala, ou melhor, escola.

Em segundo plano estava a padronização de conteúdo, ignorando as características individuais, pois o mercado aceitava apenas padrões. Então toda organização (esta palavra apareceu bastante não?!) focava em entregar resultados em massa. Uma sala de aula com fileiras organizadas, um professor como centro de atenção, que entregam conteúdo em blocos pedagógicos e cobram os resultados através de testes que irão dar um nível de avaliação.

O desenvolvimento do mundo, das pessoas e do mercado, influenciam a educação, e de certa forma isto acontece até hoje, o importante são identificar para acompanhar, mudar e principalmente inovar.

Veja a dica 2

About

Leave a Comment

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.

You must be logged in to post a comment.