11 dicas para implementação de tecnologia nas escolas

27 de setembro de 2016

Dica 01- Laboratórios de Informática

Olhando para o cenário educacional, cada vez é mais comum perceber uma movimentação das instituições com foco na implementação de tecnologia e preparação dos professores para novos formatos de aulas. O caminho para uma mudança nas escolas está certo, porém a mentalidade precisa de alguns ajustes.

Quando se inicia um planejamento para aquisições, a palavra mais utilizada é o investimento, mas tecnologia hoje não deve ser avaliada apenas neste formato, vamos enxergar como soluções ou até mesmo economia. Bons gestores fazem movimentações na forma de investir e não adotam uma compra como “um gasto a mais”. Portanto o erro é pensar, que ao adquirir um Ipad você estão gastando com um item novo, onde na realidade, se bem aplicado e utilizado, você vai estar economizando.

Partindo deste princípio, estabelecemos algumas dicas importantes para sua escola pensar, adquirir e mudar focando no futuro da educação.

DICA 01:

  1. Laboratórios de Informática

Um laboratório de informática nasceu para ensinar softwares, como um princípio básico de entrar no mercado de trabalho. Ele ocupa um espaço de uma sala de aula, não é utilizado o tempo todo, causando ociosidade, precisa de manutenção constante, administração de rede e atualização constante de hardware e software.

Com Ipads, o primeiro impacto é o ganho de espaço, com o fator mobilidade podemos transformar os laboratórios em novas salas de aula, espaços colaborativos ou salas administrativas. Ipads não precisam ficar conectados em rede, pois com a internet podem transferir arquivos entre sã e ainda possuem o sistema AirDrop.

Atualizações de aplicativos existem, mas é mais fácil de realizar, sem contar que com um bom administrador de conteúdo e padronização o trabalho da TI diminui consideravelmente.

E se existir uma grande falha no projeto, e nenhum professor utilizar os Ipads, seu esforço é apenas em investir na utilização e não ficar com a estrutura parada. Pense o quanto você já gasta de energia para fazer professores utilizarem tecnologia nas sala de aula.

 

 

VEJA A DICA 02:

About

Leave a Comment

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.

You must be logged in to post a comment.