Como preparar seus professores para utilizarem Ipads em 08 passos

19 de outubro de 2016

DICA 01. Identificando Minha Equipe

Existem muitas escolas que possuem uma gestão focada em buscar processos inovadores dentro da educação, quase todas elas avaliam o Ipad como ferramenta para encontrar o caminho do sucesso e futuro da educação, porem quando tudo parece estar resolvido surge o grande conflito: como faço meus professores utilizarem o Ipad nas aulas?
Primeiro gostaria de deixar claro que este texto não engloba a todos os professores, muitos se adaptam sozinhos e criam aulas extremamente criativas com a ferramenta. Existe uma boa parte de mestres que sente, literalmente, “medo” de enfrentar o novo, e isto não é uma critica. Para entender o problema, basta olhar para o passado, por exemplo, como são os cursos de pedagogia? Como acontecem as palestras que nos motivam a sair da zona de conforto? ou os treinamentos para ensinar você a mudar a sua aula completamente? Honestamente? Todos são iguais as aulas que já aplicamos, a diferença é que tem um slide com design 10, um vídeo que da o tom do encerramento e um áudio que emociona. Como que alguém cria algo novo, vendo mais do mesmo?
A Consultoria Nova Educa resolveu dar algumas dicas de como podemos motivar professores a mudarem suas aulas, e não estamos falando de treinamento, queremos implementar planejamento.
01. Identificando Minha Equipe
Não adianta exigir que todos os professores comecem a utilizar uma ferramenta, ou pior, tentar punir aqueles que não se adaptam. Toda instituição que tornou o uso obrigatório apenas se engana, pois professor não inova, apenas usa um Ipad para espelhar filme e slides, ou seja, o mesmo que um computador convencional pode fazer.
Queremos inovar correto? Para isto é importante identificar perfis, facilidades, dificuldades e deixar claro para onde estamos indo. Professor tem que enxergar a instituição como impulsionadora de criatividade e não como algo que gera punições, assim como a escola, ele também esta em processo de mudança.
Nesta analise, a Consultoria Nova Educa pode ajudar sem custo algum, foi desenvolvido um formulário totalmente online, que avalia o uso da tecnologia no dia a dia, mídias sociais, comunicação, recursos educacionais e visão sobre o futuro da educação.
Após a participação da equipe é apresentado de maneira gráfica o perfil da escola, os pontos de maior impacto que precisam ser analisados e um quadrante com a maturidade de cada professor com relação ao uso de tecnologia. Apenas esclarecendo que não avaliamos nada pedagogicamente.
Com a leitura correta deste relatório fica simples encontrar recursos que possam ser motivados para o desenvolvimento de projetos com Ipads, assim como criar planejamento para abordar os que possuem maior dificuldade.

About

Leave a Comment

Your feedback is valuable for us. Your email will not be published.

You must be logged in to post a comment.