O tema propõe articular sob o ponto de vista teórico e prático o uso de tecnologias móveis na Educação, considerando o ecossistema da Internet das Coisas. Tais tessituras demonstram que sequências didático-tecnológica, utilizando como recurso didático tecnológico os apps, mudam as concepções dos professores de como as crianças e os jovens aprendem dentro e fora da sala de aula. O acesso à informação em qualquer lugar e a qualquer momento, a ubiquidade, instiga o docente a refletir sobre a sua prática na escola. Algumas estratégias pedagógicas com o uso do dispositivo móvel pessoal e seus apps criam oportunidades para o processo da gênese instrumental para a formação docente.

Débora Valletta
Doutoranda em Informática na Educação pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui bacharel em Ciências da Natureza, Licenciatura Plena em Química e Pedagogia. É especialista em Design Instrucional/Educacional pela Universidade Federal de Itajubá e Tecnologia Educacional pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Educação: Formação, Políticas e Práticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Participou do Grupo de Pesquisa em Educação Química da USP, GEPEQ. Coordena a área de Tecnologia Educacional no Colégio Mackenzie desenvolvendo projetos tecnopedagógicos e plataformas de ensino e aprendizagem em tecnologias aplicadas à Educação e, implementação de dispositivos móveis, Aprendizagem Criativa, Cultura de Inovação e STEAM. Coordena ao Núcleo de Educação Tecnológica do Programa de Formação Continuada e Desenvolvimento Docente junto à Superintendência de Ensino Técnico e Básico no Mackenzie. Tem mais de vinte anos de experiência na área educacional (Brasil e exterior), com ênfase na Educação Básica, atuando nas seguintes áreas: Gestão Pedagógica, Docência na Educação Básica e Ensino Superior, Formação de Professores, Tecnologia Educacional, Design de Ambientes Virtuais e Jornalismo Educativo. Pesquisa sobre os seguintes temas: ubiquidade e educação, Gênese Instrumental, desenvolvimento profissional docente, tecnologias educacionais e educomunicação. É autora e co-autora de livros e capítulos lançados pelo Grupo A, Appris entre outros.

Share
Acesso de Usuário