A tecnologia educacional impacta tanto alunos quanto professores, esta mudança exige um planejamento diferente. A simples transposição do que fazíamos no presencial para o digital não funciona. É importante que, além do professor se apropriar do uso de recursos digitais, que o aluno também seja orientado a trabalhar e fazer suas entregas pelo meio digital. Mesmo com o uso desses recursos para a construção de materiais e atividades, se faz necessário promover a interação entre os estudantes, mediatizados pelo professor. O que vêm surtindo efeitos é abrir espaços para estudantes construirem juntos, trocando informações entre si e receberem feedbacks. Desta forma, os recursos digitais prioritários neste momento devem ser os que permitem colaboração e criação coletiva, para promover o protagonismo e a interatividade.

Solange Giardino
Consultora na área de tecnologia educacional com expertise em dispositivos móveis, ambientes virtuais de aprendizagem, metodologias ativas, cultura Maker, STEAM e aprendizagem criativa. Experiência consolidada no desenvolvimento e gestão de projetos de Tecnologia Educacional, por meio da implementação de recursos digitais à prática docente e desenvolvimento de projetos nas áreas de formação continuada de professores. Apple Distinguished Educator, graduada em Psicologia e especialista em Informática Aplicada à Educação pela PUC-SP e em Gestão de EAD pela FGV. Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

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